em Viagem
03 fev, 2016

O carnaval pelo mundo

O carnaval é uma festa muito famosa no Brasil, talvez a mais famosa de todas. Eu queria fazer um post sobre a data, mas como não sou muito adepta da folia, achei um jeito interessante de falar sobre a festa… Muita gente acha que o carnaval é coisa típica brasileira, mas não fomos os criadores e nem somos os únicos adeptos.

Carnaval vem do latim, carnis levale, que significa “retirar a carne”. O nome faz menção ao jejum de carne que deve ser feito na quarentena que precede a páscoa. O carnaval como festa pode ter tido origem na Babilônia, já a relação incontestável entre o carnaval e a liberdade sexual pode ter origem greco-romana que faziam orgias e bacanais dedicados ao Deus do Vinho, Baco (ou Dionísio para os gregos). Muito álcool e sexo, isso diz muito sobre o que vemos hoje em dia, né?

Dentre os carnavais mais famosos do mundo, estão lugares que nem imaginava! Vou dividir o que aprendi com vocês!

O carnaval de Barranquilla, na Colômbia, é considerado Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela UNESCO! Fiquei impressionada com esse título. Os desfiles começam no sábado, como aqui, e são apresentados números de danças e músicas folclóricas. É uma festa muito rica culturalmente.

shutterstock_131773424

shutterstock_131773493

Em Basileia, na Suíça, o carnaval (Fasnacht pra eles) dura 72 horas. Começa na segunda-feira ainda de madrugada, num ritual chamado Morgestraich onde todas as luzes apagam e grupos com fantasias e lanternas desfilam tocando músicas de carnaval com flautas e tambores.

56166803

Carnival revelers move through the inner city making music at the 'Morgestraich' ('morning prank') celebrations in Basel. The 'Morgestraich' marks the beginning of the carnival of Basel lasting 72 hours which attracts thousands of spectators from Switzerland as well as from Germany, France and Luxembourg.

Quebec é um lugar extremamente GELADO nessa época do ano, mas isso não impede que eles façam um dos carnavais mais famosos do mundo anualmente. O carnaval deles começa no dia 29 de janeiro e dura 17 dias… O palácio de gelo é a atração que mais leva turistas do mundo inteiro pro Canadá nessa época. Além disso, espécies de gincanas na neve são feitas, além de festas abaixo de zero e esculturas na neve.

te_carnaval0001

Snow-Sculptures-Double-1024x342

Na Alemanha, em Colônia, o carnaval é mais que uma festa, é uma temporada que eles chamam de “a quinta estação do ano”. Começa às 11:11am do dia 11 de novembro e vai até a nossa quarta-feira de cinzas, com pausa só do Natal ao dia 06 de janeiro! Os alemães, contrariando a fama, dão show de simpatia, bom humor e hospitalidade durante os meses do carnaval, que é regado a muito chopp e festas tradicionais!

16032205

fantasias-do-carnaval-na-alemanha-1329412064465_300x300

Carros alegóricos, blocos, fantasias, álcool e muito colares em volta do pescoço das mulheres que optam por deixarem seus peitos à mostra! O carnaval de Nova Orleans (capital do jazz), nos EUA, se aproxima bastante do nosso. O dia principal também é a terça-feira, que chamam de Mardi Gras (terça-feira gorda, em francês). É o carnaval mais famoso dos Estados Unidos e atrai turistas do mundo inteiro!

Mardi-Gras-Pictures-Bourbon-Street-2

A young woman wearing lots of beads smiles on Bourbon Street during Mardi Gras in New Orleans, Louisiana

Em Veneza, as máscaras reinam! Durante os 10 dias de carnaval, bailes são organizados nos principais salões da cidade… É uma tradição do século XVI, onde os membros da nobreza se mascaravam para misturarem-se com o povo. Acho as máscaras um charme só!

carnaval-veneza-20120205-06-original

carnaval_em_veneza_1

Em 1876, em Nice, famoso balneário francês, carnavalescos desfilavam em seus carros e trocavam buquês entre si. Essa tradição se transformou e hoje, a batalha das flores, é uma das principais atrações do carnaval de Nice. As flores utilizadas para decorar os carros alegóricos são arremessadas ao público! Os gigantes bonecos de papel machê também são um ponto alto…

Carnaval_de_Nice_-_bataille_de_fleurs_-_1

http://www.nice-photographe.com/ Ne pas utiliser sans accord écrit !

O carnaval do Brasil dispensa apresentações… Dentre os mais famosos estão o de Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). E falando no Rio, recentemente vi um vídeo em que mostraram pra mulheres aleatórias nas ruas de New Orleans, a nossa Globeleza e explicaram o que ela representa… Achei curioso ver as reações e observações. Por mais que eu não ache a festa do meu agrado, defendo a existência dela, mas acho que já era hora de a gente se livrar de certos padrões que temos por aqui, né? Até quando o corpo da mulher vai ser comercializado e usado como atrativo principal? Tá mais do que na hora de deixar isso pra trás…

É pra se pensar, né?

De qualquer forma, fica aqui o meu desejo de bom carnaval à todos! Aproveitem e sejam prudentes, deixem o álcool longe da direção pra que todo mundo volte são e salvo pra contar as histórias da festa.

Beijos!!

FacebookGoogle+Pinterest
Postagem Anterior Próxima Postagem

You Might Also Like

PARA VOCÊ LER TAMBÉM

5 Comentários

  • Responder Lais 03 fev, 2016 at 20:10

    Adoro verão, calor e tals MAS O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI O DE QUEBEC…. que lindo

    • Responder Mônica Benini 17 fev, 2016 at 21:34

      Maravilhoooso, né? Bjoooos!

  • Responder Natália Hahn 04 fev, 2016 at 21:42

    Oi linda! Adorei as curiosidades. Ano passado passei o carnaval na Alemanha, -10°C, quase congelei. Mas o que me contentou foi o saco de doces que ganhei! eles jogam doces durante os desfiles. Carnaval nunca gostei, mas gosto do feriadinho pra curtir a familia e os dogs! bom carnaval!

    • Responder Mônica Benini 17 fev, 2016 at 21:34

      Os doces realmente devem ter ajudado a melhorar o gelo que é a Alemanha no inverno! heheheh! bjinhos

  • Responder Paula Negreiros 05 fev, 2016 at 09:02

    Realmente, a mulher continua sendo comercializada…mas cabe a nós mulheres, não permitir isso…

  • Responder